sexta-feira, 22 de março de 2013

Enroladinhos de salsicha - Álvaro Rodrigues


Massa Leve
30 g de fermento biológico
1 colher (sobremesa) de açúcar refinado
1 colher (sobremesa) rasa de sal
30 g de manteiga em temperatura ambiente
1 xícara (chá) de leite levemente aquecido
1 ovo médio ligeiramente batido
500 g de farinha de trigo (aproximadamente)

Modo de Fazer
Em uma tigela grande, dissolva o fermento com o açúcar. Junte o sal, a manteiga, o leite e o ovo. Misture bem e acrescente a farinha de trigo aos poucos até conseguir uma massa grudenta. Transfira-a para uma bancada levemente enfarinhada e rasgue-a com as mãos em movimentos de vai e vem até que fique lisa, esbranquiçada e com pequenas bolhas. Polvilhe um pouco mais de farinha de trigo por cima, reúna a massa com auxílio de uma espátula e sove-a delicadamente. Amasse o suficiente para que fique macia, lisa e enxuta. Reserve.

Recheio
300 g de salsichas tipo coquetel, levemente aferventadas

Para Pincelar
1 ovo ligeiramente batido com um fio de azeite

Montagem
Abra a massa com o rolo sobre uma superfície polvilhada com farinha de trigo até atingir a espessura de 5 mm. Corte-a em tiras de 10 cm x 2,5 cm de largura. Enrole cada tira de massa sobre uma salsicha, dando três ou quatro voltas. Coloque os enroladinhos em chapas de alumínio sem untar. Pincele-os com o ovo e asse em forno pré aquecido na temperatura de 180ºC até ficarem dourados.

Rendimento: 50 unidades
Tempo de Preparo: 1:20h
Tempo de Forno: 20 à 25 minutos

Dicas do Chef
- Não é necessário deixar a massa crescer. O tempo de montagem dos enroladinhos é suficiente para ocorrer a fermentação. Quando terminar de preparar todos os enroladinhos, repare se os primeiros já estão crescidos.
- Para deixar o enroladinho mais saboroso, prepare um vinagrete, misture cebola picada, tomates sem sementes bem picados, alho socado, cheiro verde, sal, pimenta, orégano, temperos a gosto. Deixe macerar por 20 minutos e escorra. Abra as salsichas ao meio, aplique uma pequena colherada do vinagrete e enrole a a tira de massa.
- Esta mesma massa pode ser utilizada para fazer enroladinhos de presunto e queijo, requeijão firme, creme de frango etc.
Fonte:  www.alvarorodrigues.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pela visita! Volte sempre! ♥