sexta-feira, 22 de março de 2013

Docinhos de marzipã - Álvaro Rodrigues


Ingredientes
250 g de amêndoas cruas sem a pele ou castanha do pará moídas
250 g de açúcar impalpável peneirado
1 clara grande (40 g)
1 colher (sobremesa) de glucose branca
1 colher (chá) de essência de amêndoas

Modo de Fazer
Bata no processador as amêndoas moídas e o açúcar impalpável até obter uma textura de farinha fina. Junte a clara, a glucose branca e a essência de amêndoas. Bata novamente até obter uma massa lisa e homogênea, com excelente textura para modelagem. Enrole os docinhos no formato desejado, deixe secar por 2 a 3 horas.

Calda para Caramelar
3 xícaras (chá) de açúcar granulado
1 e 1/2 xícara (chá) de água filtrada
4 colheres (sopa) de vinagre branco
1 colher (café) de cremor tártaro - opcional

Modo de Fazer
Coloque em uma panela média o açúcar, a água e o cremor tártaro. Leve ao fogo, mexendo até dissolver o açúcar. Deixe abrir fervura, regue o vinagre branco por cima e não mexa mais até que a calda esteja da cor de guaraná (aproximadamente 20 minutos). Desligue o fogo, deixe a espuma baixar e vá passando os doces com o auxílio do palito de dente espetado no mesmo. Coloque sobre uma superfície levemente untada com óleo ou manteiga sem sal. Quando finalizar o banho de todos os doces, retire o palito com cuidado e coloque em caixinhas de organdi forradas com tapetinhos de celofane. Mantenha os doces fechados até a hora de servir.

Sugestões
Os docinhos poderão ser envolvidos em nozes moídas ou amêndoas laminadas e levemente torradas. Os docinhos podem ser banhados em chocolate, para isso utilize 400g de chocolate cobertura ao leite ou meio amargo derretido e resfriado.
Receita apresentada na tv, em 07/05/2003, por Álvaro Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pela visita! Volte sempre! ♥